Como Rezar o Rosário

Atualizado: 11 de jan.


MÉTODO PARA REZAR COM FRUTO O SANTO ROSÁRIO Por São Luís Maria Grignion de Montfort

BAIXE SEU PDF AQUI:​


Método para rezar com fruto o Santo Rosário, segundo S. Luís M
.pdf
Download PDF • 1.49MB

Uma parte essencial do Rosário é a meditação nos mistérios, nos episódios da vida de Nosso Senhor e de Nossa Senhora. Isto significa contemplá-los, visualizá-los, considerando as graças e méritos que se manifestam neles, e usando-os como inspiração para conhecer e amar a Deus melhor. É também comum focar-se numa virtude em particular em cada mistério; as virtudes recomendadas por São Luís de Montfort são dadas nas tabelas seguintes.

Observação: É realmente lamentável ver como a maioria das pessoas rezam o Santo Rosário. Elas o rezam extremamente rápido e murmurando, fazendo com que as palavras não sejam pronunciadas claramente. Não se pode esperar que alguém, mesmo aquele mais sem importância, pense que uma saudação relaxada como esta fosse um cumprimento e contudo, nós esperamos que Jesus e Maria estejam satisfeitos com isto! Não é de se espantar que as sacratíssimas orações de nossa santa religião pareçam não ter frutos, e que, após rezarem milhões de Rosários, não estamos melhor do que éramos antes! Caros confrades, imploro-lhes que reduzam sua velocidade natural que vem facilmente, e faça várias pausas ao rezar o Pai Nosso e a Ave Maria. Eu coloquei uma cruz a cada pausa, como você verá. A princípio, você achará difícil se utilizar destas pausas, por causa do mau hábito de rezar suas orações com pressa; mas uma dezena que você rezar calmo e concentrado será melhor que mil Rosários rezados com pressa, sem qualquer pausa ou reflexão.

1. Sinal da Cruz: Pelo sinal da Santa Cruz, livre-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

2. Oferecimento do Terço: Uno-me a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uno-me a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente Vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, nela e por Ela. Renuncio a todas as distrações que me vierem durante este Rosário, que quero recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da minha vida.

Nós Vos oferecemos, Trindade Santíssima, este Credo, para honrar os mistérios todos de nossa Fé; este Pater (Pai Nosso) e estas três Ave Marias, para honrar a unidade de Vossa essência e a Trindade de Vossas Pessoas. Pedimo-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente. Assim seja.

Credo: Creio em Deus, Pai Todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo Espírito Santo, e nasceu de Santa Maria Virgem; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado. Desceu aos infernos; ao terceiro dia ressuscitou de entre os mortos; subiu aos céus, e está sentado à mão direita de Deus Pai Todo-poderoso, de onde há-de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, e na vida eterna. Amém.

4. Rezar 1 Pai Nosso, segurando a conta grande logo após a cruz

Pai Nosso que estais no Céu,

santificado seja o Vosso nome;

venha a Nós o Vosso Reino; seja feita a Vossa Vontade

Assim na Terra como no Céu;

O pão nosso de cada dia nos dai hoje;

perdoai-nos as nossas ofensas

Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido;

e não nos deixeis cair em tentação,

mas livrai-nos do mal. Amém.

Em seguida rezar Ato de Fé e uma Ave Maria, segurando a conta pequena que se segue.


Ato de Fé: Creio, meu Deus e Senhor, tudo quanto crê e ensina a Santa Madre Igreja Católica, Apostólica, Romana, porque Vós, que sois a suma verdade, assim o dissestes, e ensinastes. E assim creio que sois Deus Uno na essência e Trino nas Pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo; que premiais os bons na glória eterna no Céu, e castigais os maus com penas eternas no Inferno; que a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Filho de Deus Padre, se fez homem e encarnou por obra do Espírito Santo nas puríssimas entranhas da sempre Virgem Maria Senhora Nossa; que padeceu e morreu para nos salvar; e que está na hóstia consagrada tão real e perfeitamente como está no Céu. Tudo isto, creio, porque Vós o revelastes. E nesta fé espero viver e morrer, se me auxiliardes com a Vossa divina graça.

Ave Maria cheia de graça,

o Senhor é Convosco;

Bendita sois Vós entre as mulheres

e bendito é o Fruto do Vosso ventre, Jesus.


Santa Maria Mãe de Deus,

Rogai por nós pecadores

Agora e na hora da nossa morte. Amém.

Em seguida rezar Ato de Esperança e uma Ave Maria, segurando a conta pequena que se segue.

Ato de Esperança: Espero, meu Deus e Senhor, porque sois fidelíssimo nas Vossas promessas, que me haveis de perdoar pelos merecimentos infinitos de Jesus Cristo Nosso Senhor, dando-me as graças necessárias para o conseguir, e obedecendo eu da minha parte a todos os preceitos da Vossa santa Lei. (Ave Maria)

Em seguida rezar Ato de Caridade e uma Ave Maria, segurando a conta pequena que se segue.

Ato de Caridade: Amo-Vos, meu Deus, de todo o meu coração, de toda a minha alma, sobre todas as coisas, por serdes Vós quem sois, infinitamente bom e digno de todo o amor. E amo também todo o meu próximo como a mim mesmo, e unicamente por amor de Vós quero cumprir todos os preceitos da Vossa santa Lei. (Ave Maria)

5. Rezar 1 Glória, segurando o espaço entre a conta.

Glória: Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.

Mistérios Gozosos


I

Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta primeira dezena, em honra a vossa Encarnação no seio de Maria; e vos pedimos, por esse mistério, e por sua intercessão uma profunda humildade. Assim seja. (Pausa para meditar)

Rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave Marias, 1 Glória e Ó meu Jesus (isto é, a oração de Fátima).

Oração de Fátima: Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno; levai as alminhas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.

Graças ao mistério da Encarnação, descei em nossas almas. Assim seja.

II

Nos vos oferecemos, Senhor Jesus, esta segunda dezena, em honra da visitação de vossa santa Mãe à sua prima santa Isabel e da santificação de São João Batista; e vos pedimos, por esse mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a caridade para com o nosso próximo. Assim seja. (Pausa para meditar)

Rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave Marias, 1 Glória e Ó meu Jesus.

Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno; levai as alminhas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.

Graças ao mistério da visitação, descei em nossas almas. Assim seja.

III

Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta terceira dezena, em honra ao vosso nascimento no estábulo de Belém; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, o desapego dos bens terrenos, o desprezo pelo mundo e o amor à pobreza. Assim seja. (Pausa para meditar)

Rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave Marias, 1 Glória e Ó meu Jesus.

Graças ao mistério do nascimento de Jesus, descei em nossas almas. Assim seja.

IV

Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quarta dezena, em honra a vossa apresentação ao templo, e da purificação de Maria; e vos pedimos, por este mistério e por sua intercessão, uma grande pureza do corpo e alma. Assim seja. (Pausa para meditar)

Rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave Marias, 1 Glória e Ó meu Jesus.

Graças ao mistério da purificação, descei em nossas almas. Assim seja.

V

Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quinta dezena, em honra ao vosso reencontro por Maria; e vos pedimos, por este mistério; e por sua intercessão, a verdadeira sabedoria. Assim seja. (Pausa para meditar)

Rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave Marias, 1 Glória e Ó meu Jesus.

Graças ao mistério do reencontro de Jesus, descei em nossas almas. Assim seja.

Mistérios Dolorosos

VI

Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta sexta dezena, em honra a vossa agonia mortal no Jardim das Oliveiras; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a contrição de nossos pecados. Assim seja. (Pausa para meditar)

Rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave Marias, 1 Glória e Ó meu Jesus.

Graças ao mistério da agonia de Jesus, descei em nossas almas. Assim seja.

VII

Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta sétima dezena, em honra a vossa sangrenta flagelação; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe santíssima, a mortificação de nossos sentidos. Assim seja. (Pausa para meditar)

Rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave Marias, 1 Glória e Ó meu Jesus.

Graças ao mistério da flagelação de Jesus, descei em nossas almas. Assim seja.


VIII

Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta oitava dezena, em honra de vossa coroação de espinhos; e vos pedimos por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, o desprezo do mundo. Assim seja. (Pausa para meditar)

Rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave Marias, 1 Glória e Ó meu Jesus.

Graças ao mistério da coroação de espinhos, descei em nossas almas. Assim seja.

IX

Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta nona dezena, em honra do carregamento da Cruz; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a paciência em todas as nossas cruzes. Assim seja. (Pausa para meditar)

Rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave Marias, 1 Glória e Ó meu Jesus.

Graças ao mistério do carregamento da cruz, descei em nossas almas. Assim seja.

X

Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta décima dezena, em honra a vossa crucificação e morte ignominiosa sobre o calvário; e vos pedimos por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a conversão dos pecadores, a perseverança dos justos e o alívio das almas do purgatório. Assim seja. (Pausa para meditar)

Rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave Marias, 1 Glória e Ó meu Jesus.

Graças ao mistério da crucificação de Jesus, descei em nossas almas. Assim seja.

Mistérios Gloriosos


XI

Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta undécima dezena, em honra a vossa ressurreição gloriosa; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, o amor a Deus e o fervor ao vosso serviço. Assim seja. (Pausa para meditar)

Rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave Marias, 1 Glória e Ó meu Jesus.

Graças ao mistério da ressurreição, descei em nossas almas. Assim seja.

XII

Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta duodécima dezena, em honra a vossa triunfante ascensão; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, um ardente desejo do céu, nossa cara pátria. Assim seja. (Pausa para meditar)

Rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave Marias, 1 Glória e Ó meu Jesus.

Graças ao mistério da ascensão descei, em nossas almas. Assim seja.

XII

Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta décima terceira dezena, em honra do mistério de Pentecostes; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a descida do Espírito Santo em nossas almas. Assim seja. (Pausa para meditar)

Rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave Marias, 1 Glória e Ó meu Jesus.

Graças ao mistério de Pentecostes, descei em nossas almas. Assim seja.

XIV

Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta décima quarta dezena, em honra da ressurreição e triunfal assunção de vossa Mãe ao céu; e vos pedimos, por este mistério e por sua intercessão, uma terna devoção a tão boa mãe. Assim seja. (Pausa para meditar)

Rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave Marias, 1 Glória e Ó meu Jesus.

Graças ao mistério da assunção, descei em nossas almas. Assim seja.


XV

Nós vos oferecemos, Senhor Jesus esta décima quinta dezena, em honra da coroação gloriosa de vossa Mãe Santíssima no céu; e vos pedimos, por este mistério e por sua intercessão, a perseverança na graça e a coroa da glória. Assim seja. (Pausa para meditar)

Rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave Marias, 1 Glória e Ó meu Jesus.

Graças aos mistérios da coroação gloriosa de Maria, descei em nossas almas. Assim seja.

Saudação Final (opcional): Eu vos saúdo, Maria, Filha bem-amada do Eterno Pai, Mãe admirável do Filho, Esposa mui fiel do Espírito Santo, templo augusto da Santíssima Trindade; eu vos saúdo soberana Princesa, a quem tudo está submisso no céu e na terra; eu vos saúdo, seguro refúgio dos pecadores, nossa Senhora da Misericórdia, que jamais repeliste pessoa alguma. Pecador que sou, me prostro aos vossos pés, e vos peço de me obter de Jesus, vosso amado filho, a contrição e o perdão de todos os meus pecados, e a divina sabedoria. Eu me consagro todo a vós, com tudo o que possuo. Eu vos tomo, hoje, por minha Mãe e Senhora. Tratai-me, pois, como o último de vossos filhos e o mais obediente de vossos escravos. Atendei, minha Princesa, atendei aos suspiros de um coração que seja amar-vos e servi-vos fielmente. Que ninguém diga que, entre todos que a vós recorreram, seja eu o primeiro desamparado. Ó minha esperança, Ó minha vida, Ó minha fiel e imaculada Virgem Maria defendei-me, nutri-me, escutai-me, instruí-me, salvai-me. Assim seja.

SALVE RAINHA: Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.


Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Ó Deus, que pela vida, morte e ressurreição do Vosso Filho Unigênito, nos adquiristes a vida eterna, concedei-nos, vos pedimos, que venerando os mistérios do santíssimo Rosário da Virgem Maria, imitemos o que eles contém e alcancemos o que eles prometem. Pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


184 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo